PARTICIPANTES DAS MESAS

Amanda_edited.jpg

Amanda Motta Castro

Mesa 1: Violências cotidianas nos ambientes, territórios e sociedade

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande/FURG e docente do Departamento de Educação da mesma instituição. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB). Doutora pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS; foi bolsista CAPES durante (2009-2015). É mestra em Educação (2011) e Licenciada em Pedagogia (2000). Realizou Estágio de doutoramento na Universidad Autonoma Metropolitana del México - UAM, no departamento de Antropologia. Trabalhou no Ministério da Educação - MEC e na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - ONU/UNESCO, desenvolvendo trabalhos no campo da Educação, através de projetos sociais e formação docente. Compõe la Comunidad de Pensamiento Feminista Latinoamericano: El Telar e o Grupo de pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: Feminismo, Educação Popular e desigualdades sociais.

Lisiane_edited.jpg

Lisiane Niedsberg Corrêa

Mesa 1: Violências cotidianas nos ambientes, territórios e sociedade

Formada em Letras pela FURG. Especialista em Educação para a Diversidade pela UFRGS. Professora de língua portuguesa e projetos na rede municipal de Viamão. Coordenadora do Projeto Desvendando. Proprietária da Marca Afro Desvendando Estilos. Pesquisadora vinculada às Faculdades de Letras da UFRJ  e da UFRA. Pesquisa: ERER; Educação Antirracista; Educação no Cárcere; literatura negra. Membro: MNU/RS; GT Afro-Bra da Revista África e Africanidades do RJ; Coletivo Educação Antirracistas do RS; ABPN. Coordenadora do GT ProfAntirracistas de Viamão/RS.

Márcio Caetano.jpg

Márcio Caetano

Mesa 1: Violências cotidianas nos ambientes, territórios e sociedade

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Desireé - Mediadora.jpg

Mediadora: Desireé Pires

Mesa 1: Violências cotidianas nos ambientes, territórios e sociedade

Professora de História, licenciada pela FURG em 2017. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Compõe o Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar Lélia Gonzalez (CNPq). Atualmente, pesquisa sobre a atuação política das mulheres nas redes sociais e as implicações do Movimento #EleNão para uma educação política para/pelas mulheres.

Zélia.jpg

Zélia de Fátima Seibt do Couto

Mesa 2: Cotidianos hackeados: os desafios do ensino digital na era das democracias fakes

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Especialista em Aplicações para Web (FURG), com aperfeiçoamento em Material Didático Digital pela Universidade de Brasília. Licenciada Artes pela FURG. Atua como TAE - Assuntos Educacionais e como Secretária Geral de Educação a Distância - SEaD da FURG. Desenvolve pesquisas em Metadesign Educacional a partir da autonomia compartilhada na convivência digital; estudos e processos de criação de material educacional em Design Colaborativo e em rede. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa, extensão com ações de inovação sob a perspectiva da transformação digital dos processos pedagógicos e tecnológicos na Educação.

Marcos Reigota.jpg

Marcos Reigota

Mesa 2: Cotidianos hackeados: os desafios do ensino digital na era das democracias fakes

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Colegiado de Filosofia da Universidade de Sorocaba. Pesquisador do CNPq- nível 2. Lidera o grupo de pesquisa Perspectiva Ecologista de Educação. Doutor pela Universidade Católica de Louvain. Membro honorário da Academia Nacional de Educação Ambiental do México.

Suzi Barros_edited.jpg

Suzi Barros

Mesa 2: Cotidianos hackeados: os desafios do ensino digital na era das democracias fakes

Suzane Teixeira Barros Coordenadora Geral do Sinterg.  Sindicato dos trabalhadores em educação de Rio Grande Professora de Artes das redes Municipal e Estadual,  especialista em Educação. Membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE. Professora da Educação Infantil da rede Pública de Rio Grande - RS e Pelotas - RS. Especialista em Educação Infantil (UFPEL) e Mestra em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa Ecoinfâncias.

Gabrielle Lopes Mediadora.jpg

Mediadora: Gabrielle Lopes

Mesa 2: Cotidianos hackeados: os desafios do ensino digital na era das democracias fakes

Professora da Educação Infantil da rede Pública de Rio Grande - RS e Pelotas - RS. Especialista em Educação Infantil (UFPEL) e Mestra em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa Ecoinfâncias.

Marília Gonçalves.jpg

Marília Gonçalves

Mesa 3: Utopias, movimentos e resistências

Militante do MST, Assentada, produtora agroecológica.

Sandro Luiz Mesquita.jpg

Sandro Luiz Mesquita

Mesa 3: Utopias, movimentos e resistências

Graduando em Ciências Sociais; Coordenador da Cufa Pelotas; Executivo Social e Produtor Cultural.

Juliano Sá.jpeg

Juliano Ferreira de Sá

Mesa 3: Utopias, movimentos e resistências

Gestor ambiental, mestre em desenvolvimento rural, militante por soberania e segurança alimentar e nutricional, membro do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FESANS), da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e atual presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS).

Ederson Mediador.jpg

Mediador: Ederson Silva

Mesa 3: Utopias, movimentos e resistências

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2008), Especialização em Gestão Pública (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-2015) e Especialização em Gestão de Projetos Sociais (Centro Universitário Leonardo da Vinci - 2019). Têm experiência nas áreas de Gestão Pública e Gestão Ambiental, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Articulação Institucional, Gestão Ambiental, Pesca Artesanal, Gestão Pesqueira, Extensão Pesqueira, Gestão Pública, Políticas Públicas, Educação Ambiental e Licenciamento Ambiental.