I Encontro de Direitos Animais e Educação Ambiental da FURG - Pré-EDEA




O IX Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA se aproxima e, enquanto isso, vamos aquecendo com um quinto pré-EDEA! Desta vez, trata-se do I Encontro de Direitos Animais e Educação Ambiental da FURG, a ser realizado no dia 16 de outubro, das 14h às 20h30, no campus Carreiros.


Para se inscrever de forma gratuita, acesse este link.


Veja a programação:


14h - Mesa de abertura:

Professor doutor Vilmar Alves Pereira (PPGEA - FURG)

Doutoranda Karine Sanchez (PPGEA - FURG)

Professora Me. Bianca Pazzini (FURG/FMP-RS)


Direitos Animais e Literatura: arsenal de ideias

Palestrante: Professora Me. Bianca Pazzini (FURG/FMP-RS)


15h - Crime de Maus-tratos aos animais

Palestrante: Renato Pulz (ULBRA)


Direito dos animais: um ramo emergente

Palestrante: Nina Disconzi (UFSM)


Aproximações entre Direitos Humanos e Direitos Animais

Palestrante: Rogério Rammê (IPA - Metodista)


17h - intervalo


17h30 - Palestras de egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA


Educação Ambiental Biorrizomática: contribuições de Albert Schweitzer para uma ética de reverência pela vida.

Palestrante: Claudio Tarouco de Azevedo (UFPEL)


Educação Ambiental e Especismo

Palestrante: Priscila Camargo Reis (Instituto Zhoé)


19h - Roda de conversa com a sociedade civil

Debate sobre políticas públicas, ativismo, proteção e organizações não-governamentais.


Lembrando que o I Encontro de Direitos Animais e Educação Ambiental da FURG faz parte do IX Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA, a ser realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro no Campus Carreiros. É possível se inscrever como ouvinte até o último dia do evento, veja aqui.


Saiba mais:


Bianca Pazzini Professora de Direito Internacional Privado e de Direito Administrativo na FMP-RS (Fundação Escola Superior do Ministério Público). Professora de Direito dos Animais na FURG (Universidade Federal do Rio Grande). Mestra em Direito e Justiça Social pela FURG. Foco de pesquisa nas áreas de Direitos Animais e Direitos Humanos.


Rogério Santos Rammê Doutor em Direito pela PUCRS. Mestre em Direito Ambiental pela UCS. Professor Universitário (Graduação e Pós-graduação). Coordenador do curso de Especialização em Direito e Gestão Ambiental do Centro Universitário Metodista-IPA (Porto Alegre/RS). Coordenador do Projeto de Extensão " O Direito dos Animais" do Centro Universitário Metodista-IPA (Porto Alegre/RS). Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Advogado e Consultor Jurídico.


Nina Trícia Disconzi Rodrigues É professora adjunta no Departamento de Direito na Universidade Federal de Santa Maria e no programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM (Mestrado), lecionando a disciplina Democracia na Sociedade em Rede. Coordenadora Substituta em exercício do curso de Direito Noturno da UFSM. Doutora em Direito do Estado, pela Universidade de São Paulo USP. É mestra em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduada em Letras, pela UNIFRA e em Direito, pela UFSM. Tem experiência na área de Direito Constitucional e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: federalismo, direitos emergentes e democracia na Sociedade em Rede. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPQ, Grupo de Pesquisa em Direito dos Animais, denominado GPDA, da Universidade Federal de Santa Maria. Vice-líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, denominado CEPEDI - Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Direito Constitucional, direitos emergentes e Sociedade em Rede. Palestrante e articulista na área de Direito Constitucional, Democracia na Sociedade em Rede e Direito dos Animais. E-mail: ninadisconzi@uol.com.br

Renato Silvano Pulz Médico veterinário graduado na UFRGS em 1994. Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no curso de Medicina Veterinária da Ulbra nas disciplinas de Anestesiologia Veterinária e Cirurgia de grandes animais, com ênfase em Medicina Veterinária de eqüinos, Introdução à Medicina Veterinária e Ética e Bem-estar Animal. Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da Ulbra. Bacharel em Direito. Especialista em Direito Penal e Processual Penal.

Cláudio Tarouco de Azevedo Professor do Curso de Artes Visuais e do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Participa do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Estéticos - NUTREE e do Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde - GPAES. Pós-doutor em Artes Visuais (2016), doutor (2013) e mestre (2010) em Educação Ambiental e graduado em Artes Visuais Licenciatura. Tem experiência na área de Educação e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, audiovisual, educação ambiental, direito animal e biorrizoma.

Priscila Camargo Reis Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás – UFG, com estudos focados em Comportamento Animal e Bioética. Terapeuta. Formação em Vivências com a Natureza pela Sharing Nature Brazil (Instituto Romã). Membro Fundadora do Instituto Zhoé.